Vivemos em um mundo cada vez mais competitivo e de constante necessidade de reduzirmos custos. Essa deve ser uma das premissas de uma gestão alinhada com o crescimento permanente e de forma sustentável.
Levando em consideração o alto custo da energia elétrica é de suma importância para as operações de plantas industriais, e sendo essa um componente de formação do custo, de uma empresa devemos procurar reduzir ao máximo essa variável.
Um equipamento presente na maioria das empresas é o compressor de ar, e em quase totalidade opera com sistema chamado de carga/alívio. Esse tipo de operação funciona da seguinte forma: quando a pressão de alívio é atingida o compressor deixa de produzir ar comprimido, no entanto seu motor permanece ligado, desperdiçando energia elétrica. E levando em conta os custos de operação de um compressor em sua vida útil, 70% são com energia elétrica.
Para resolver esse problema sem prejudicar o nível de pressão necessário para operação fabril, podemos implementar um sistema operando com inversor de frequência controlado por PID (controlador Proporcional Integral Derivativo) .
Nesse sistema ao atingir a pressão de alivio ele reduz a velocidade do motor, e ficará variando de acordo com a necessidade exigida. Com esse tipo de operação temos uma redução de até 38% no consumo de energia elétrica e em torno de 24% de redução no custo de operação do compressor ao longo de sua vida útil.
Equipamentos comandados por inversores de frequência podem partir mais vezes por hora do que equipamentos com acionamentos convencionais, como mostra o gráfico abaixo.
Clique para ampliar as imagens! Entre em contato com nossa equipe e peca o orcamento para o seu projeto! 51 3026-7000/ WhatsApp direto pelo nosso site/ jarzynski@jarzynski.com.br
Fonte: Equipe de Automação Industrial Jarzynski
Problemas com dimensionamento e conserto de soft starters, inversores de frequência, automatização de maquinas, painéis elétricos, servomotores? Nossa equipe esta pronta para lhe ajudar!