Devido a necessidade de gerenciar e maximizar os resultados na gestão de motores elétricos de uma empresa de bebidas, devido à crescente perda de eficiência do sistema ocasionadas por perdas de produção e aumento do custo de manutenção é apresentado neste artigo uma proposta de gestão com uso de ferramentas de qualidade. Em uma primeira etapa fez-se análise temporal focada na variável custo de manutenção em um período de três anos para verificar o tamanho do gap da meta pré-definida. Após esta primeira etapa, foram identificados nos layouts das linhas da fábrica a locação dos 557 motores (421 nas áreas de packaging, 78 na área de processo, 37 na área de utilidades, 12 na área de meio ambiente e 09 na área de xaroparia). De posse destas informações, foram acrescidas aos desenhos as informações técnicas e históricos de manutenção interna e externa dos equipamentos. Com este histórico informativo dos motores utilizaram-se as ferramentas de qualidade aplicadas para o gerenciamento das atividades, possibilitando a padronização nas informações do controle do processo. Concluí-se que com a implementação das ferramentas de qualidade ocorreram melhorias com menor probabilidade de erros nas análises ao tornar as informações mais cognoscíveis, sustentáveis e transparentes. A estrutura deste trabalho esta focada em : técnicas clássicas de manutenção e experiências reportadas na literatura, diagnóstico organizacional da empresa estudada, conceitos fundamentais de qualidade utilizados, descrição do caso e apresentação de resultados e comentários finais com a importância para os gestores de manutenção.
Veja mais 👉😃 https://www.researchgate.net/…/GESTAO-DE-MANUTENCAO-DE-MOTO…